sábado, março 11, 2006

PORTUGAL


Para ti, que estou a ver, que te andas a perder, aqui fica uma pequena explicação da nossa bandeira Nacional. Não te esqueças de onde vens, antes de queres tornar naquilo que não és...

A primeira bandeira nacional consistia numa cruz azul sobre um fundo branco. Para comemorar a vitória sobre os cinco reis mouros na Batalha de Ourique D.Afonso Henriques decidiu dividir a cruz azul original em cinco escudetes, cada um representando um rei mouro vencido. Dentro de cada escudete foram colocados cinco bezantes representativos das cinco chagas de Cristo. A bandeira portuguesa é também chamada a Bandeira das Quinas, Se contarmos todos os bezantes no sentido vertical e horizontal (contando o do centro duas vezes) encontramos um total de trinta bezantes (ou moedas), que representam os trinta dinheiros em prata com que Cristo foi vendido. Em 1249, o rei Afonso III conquistou o Algarve aos Mouros, fixando definitivamente as fronteiras de Portugal continental, hoje conhecidas. Para comemorar essa conquista, o rei acrescentou à bandeira nacional nove castelos, dispostos em forma de U e representativos do mesmo número de fortalezas tomadas aos Mouros. Mais tarde, o rei D. João II reduziu o número de castelos a sete, número ainda hoje encontrado na bandeira portuguesa. D. Manuel I mandou adicionar a esfera armilar, seu emblema, à bandeira.
A maior alteração sofrida pela bandeira após o período das descobertas, efectuou-se com a implantação da República Portuguesa em 1910. Introduziu-se o campo verde e vermelho em volta do centro da bandeira que permaneceu o mesmo desde o tempo das descobertas.O vermelho representa o sol feérico e incandescente nascendo e declinando sobre as proas e as popas das valorosas caravelas portuguesas, cujo império, pela primeira vez na história do mundo abrangia todo o globo. (A crença popular atribui ao vermelho a cor do sangue dos heróis e mártires portugueses). O verde representa a cor do mar alto que os portugueses foram os primeiros europeus a sulcar. (A crença popular identifica o verde com a cor dos prados de Portugal).

1 Comments:

Blogger Luis said...

Desculpa, acho que estava a espera mais de ti! A ver se desta vais la.

março 11, 2006 3:43 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home